Tem algo de errado em ter um amigo que não acredita em Deus? O que faço?

Posso ter um amigo que não acredita em Deus?

Quando fazemos uma nova amizade, é comum esperarmos que elas durem por muitos anos. São laços que criamos com pessoas, que conhecemos em diversos locais, como a igreja, escola, academia, trabalho etc.

Às vezes, acontece de conhecermos pessoas muito queridas e que possuem muitas coisas em comum conosco, todavia, elas são descrentes.

Como lidar diante de uma situação dessas? Como uma pessoa cristã deve agir diante de um ateu? É possível haver uma amizade (saudável) entre um temente a Deus e um ateu?

Quando este tipo de situação acontece, alguns crentes costumam proclamar o “isolacionismo”, que é o isolamento de cristão para poder ter uma vida mais plena e santa, que agrade a Deus.

Apesar de parecer improvável e causar bastante debate, é possível sim haver uma amizade entre crentes e pessoas que não acreditam em Deus.

Sobre a questão do isolamento proposto por muitos cristãos, ele só deve ocorrer quando há a participação de outros cristãos participantes do mesmo grupo, cujo objetivo é pregar o evangelho a elas. Apenas.

Como lidar com um amigo ateu?

O cristão deve sim manter seu contato com o amigo ateu. A amizade será altamente benéfica para ambos, além do mais se Deus permitiu o encontro destas duas pessoas, é porque Ele tem planos para ambos.

Os crentes têm como missão iluminar a vida do ateu, por meio de suas boas atitudes e proclamação do Evangelho. Segundo a Bíblia, os cristãos são a luz do mundo e a Bíblia os define da seguinte forma:

“Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa” (Mt 5. 14-15 – NTLH).

Porém, o que ele não deve fazer é moldar-se ao mundo.

O próprio Jesus Cristo deu bons exemplos da amizade entre cristãos e ateus, pois sempre manteve amizade com topo o tipo de indivíduo descrente em sua sociedade. E Jesus sempre as influenciava com o poder do evangelho que vivia.

COMPARTILHAR
Eu sou um desenvolvedor web que está trabalhando como freelancer. Estou morando em Joinville, uma cidade do Brasil.